Na tarde desta quarta-feira (09), a equipe do Radar Amazônico esteve nas ruas 8 e 9 do bairro Japiim, na zona Sul de Manaus, para registrar a realidade enfrentada pelos moradores devido à precariedade da infraestrutura nas vias. Tomadas por buracos, as ruas estão praticamente intransitáveis, causando prejuízos financeiros e transtornos diários para quem vive na região.
De acordo com os moradores, a situação já foi denunciada à Prefeitura de Manaus, mas, até o momento, nenhuma providência foi tomada pela gestão do prefeito David Almeida (Avante).
Carlos Simões, morador antigo da área, relatou as dificuldades até para o descarte do lixo doméstico.
“Pra gente botar o lixo pro coletor, temos que levar pra uma rua mais próxima e amontoar o lixo lá porque não tem como o coletor passar aqui. Já pedimos ajuda da Prefeitura e sabemos que a cidade é muito grande mais estamos numa situação muito difícil aqui.”
Além do problema do lixo, a dificuldade de acesso também afeta o transporte. A moradora Raimunda Ramos contou que nem os motoristas de aplicativo querem circular pela rua.
“O carro do Uber só deixa a gente na entrada da rua porque eles têm medo de bater o carro deles e às vezes é perigoso porque tem gente que chega de noite e a gente pede ajuda da Prefeitura porque o Japiim tá esquecido.”
O mecânico Valdeci Barbosa criticou o que considera uma contradição entre a propaganda institucional da Prefeitura e a realidade das ruas.
“Eu queria saber porque tanta propaganda da Prefeitura se tem pouco serviço e pouca qualidade. Tá horrível de andar. Será que o prefeito sabe quanto custa a suspensão dum carro desse? Estraga muito rápido. Tem Uber que troca a suspensão de quatro em quatro meses. E haja propaganda.”
A reportagem do Radar Amazônico entrou em contato com a Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminf) para obter um posicionamento sobre a situação, mas até o fechamento desta matéria não houve retorno.
Enquanto isso, os moradores seguem enfrentando abandono, prejuízos e o medo de que nada mude nos próximos meses.
Vale lembrar que não é só o Japiim que está nessa situação crítica. No Petrópolis, que também fica na zona Sul, tem tantos buracos nas ruas que os próprios moradores se uniram para fazer o serviço da prefeitura e arregaçaram as mangas numa força tarefa para tapar alguns buracos com cimento e reduzir o risco de acidentes.
Veja a live: