“Eu moro dentro de uma fossa”, a declaração é de Marcos Pinto, Morador do Conjunto Monte Negro, no bairro Lírio do Vale, na zona Oeste de Manaus, ao denunciar que há anos estão convivendo com o mau cheiro gerado por uma estação de tratamento de esgoto.
Conforme os moradores, a estação foi construída pela Águas de Manaus em 2021 e desde lá eles convivem com esse transtorno que vem piorando a cada ano.
De acordo com o morador José Vicente, houve uma reunião com a empresa onde foi abordada a hipótese do mau cheiro e na época foi falado que isso não seria um risco.
“Tivemos a boa fé de acreditar nisso, mas hoje os moradores, principalmente os que estão bem próximos a estação de tratamento, vem sofrendo muito com o mau cheiro. É insuportável, não foi avisado para ninguém”, disse José Vicente.
Já para o morador Marcos Pinto, afirmou que a estação de tratamento é uma verdadeira fossa à céu aberto. Ele conta que a única forma de fugir do cheiro é ir dormir em um hotel.
“Não tem como fechar a casa porque o próprio ar-condicionado puxa o ar de fora, nem comida, mas eu faço em casa”, afirmou.
Os denunciantes afirmam que a estação de tratamento foi construída em uma Área de Proteção Ambiental e que resíduos tóxicos estão sendo jogados no igarapé.
Ambiente insalubre
Ao Radar, a síndica Tereza Suzana disse que já existe uma denúncia do Ministério Público do Meio Ambiente e que o local já foi visitado pela Secretaria Municipal do Meio Ambiente (SEMMAS) e do Instituto de Proteção Ambiental do Amazonas (IPAAM), mas até agora ainda não houve nenhum retorno.
“Falaram que teria uma melhoria, mas em nenhum momento disseram quando seria essa melhoria, não teve nenhum documento oficial, ficou só numa palavra. São 63 casas, são famílias inteiras com crianças, idosos, em dias quentes fica insuportável.
O Radar entrou em contato com a Águas de Manaus para questionar quando o problema será resolvido, mas até a publicação desta matéria ainda aguarda resposta.
Assista a reportagem
window.fbAsyncInit = function() {
FB.init({
appId : ‘128975754538612’,
xfbml : true,
version : ‘v2.11’
});
FB.AppEvents.logPageView();
};
(function(d, s, id){
var js, fjs = d.getElementsByTagName(s)[0];
if (d.getElementById(id)) {return;}
js = d.createElement(s); js.id = id;
js.src = “https://connect.facebook.net/pt_BR/sdk.js”;
fjs.parentNode.insertBefore(js, fjs);
}(document, ‘script’, ‘facebook-jssdk’));