Um apagão registrado em Manaus no início da tarde desta sexta-feira (15) afetou o abastecimento de água em diversos bairros da cidade, além de municípios da Região Metropolitana, como Iranduba e Manacapuru.
Segundo a concessionária Águas de Manaus, a interrupção ocorreu em razão da falta de energia elétrica, que impactou o funcionamento das Estações de Tratamento de Água do Complexo da Ponta do Ismael, na Compensa, e outras unidades da cidade.
A Amazonas Energia informou que a interrupção aconteceu às 12h08, após o desligamento da linha de transmissão Lechuga–Manaus, que integra o Sistema Interligado Nacional (SIN).
Por volta das 13h, o Operador Nacional do Sistema (ONS) autorizou a retomada gradual da carga de energia. Até o momento, cerca de 78% do fornecimento já foi normalizado, segundo a concessionária.
Abastecimento de água segue em normalização
Mesmo com a energia restabelecida, o fornecimento de água seguirá em normalização gradativa, podendo levar até 24 horas para ser totalmente restabelecido nas áreas afetadas, informou a Águas de Manaus.
A concessionária reforça que a população deve se preparar para a eventual interrupção temporária e recomenda uso consciente da água durante o período de normalização.
Os bairros de Manaus e cidades da Região Metropolitana afetados pelo apagão incluíram Iranduba e Manacapuru, entre outros locais.
A concessionária orienta que moradores acompanhem os canais oficiais para atualizações sobre a retomada do abastecimento.
Confira a nota divulgada nas redes sociais: