As gêmeas siamesas Eliza Vitória e Yasmin Vitória voltaram para Manaus no último domingo (10), após 107 dias internadas no Hospital Estadual da Criança e do Adolescente (Hecad), em Goiânia (GO).
As meninas passaram por uma cirurgia de separação no dia 13 de maio, considerada de alta complexidade.
Nascidas no dia 9 de abril em Manaus, unidas pelo abdômen, as irmãs passaram por uma equipe multidisciplinar até que fosse possível realizar o procedimento.
Recepção no aeroporto
O retorno aconteceu no Aeroporto Internacional Eduardo Gomes, em Manaus, onde as meninas foram recebidas pelo pai e por profissionais do programa Melhor em Casa, que oferece atendimento domiciliar para pacientes em recuperação.
O reencontro emocionou familiares e a equipe médica, que acompanhará a adaptação das meninas no estado.
Segundo a Secretaria de Estado de Saúde do Amazonas (SES-AM), Eliza e Yasmin terão consultas com cardiopediatra, receberão suplementação nutricional e outros cuidados essenciais até estarem prontas para retornar ao município de origem dos pais, no interior do Pará;
A família também recebeu kits bebê para auxiliar nos primeiros meses após o retorno.
Cirurgia ocorreu em maio
As gêmeas siamesas nasceram em Manaus no dia 9 de abril. Após isso, foram encaminhadas para a materndade em Goiás para realizar os procedimentos necessários.
A cirurgia de separação das irmãs siamesas aconteceu em maio deste ano. A equipe médica, liderada pelo cirurgião-pediátrico Zacharias Calil, contou com seis especialistas, incluindo o cirurgião plástico Rogério Hamu.
Em um vídeo publicado nas redes sociais, Calil atualizou o estado das meninas após o procedimento.
“Acabamos de separar as meninas, já reconstruindo toda a parede abdominal e o tórax. Agora é torcer, né? Fazer muitas orações para que elas tenham uma estabilidade, uma cicatrização sem nenhum problema”, disse o médico.