A Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai) lançou no início deste mês, um Processo Seletivo Simplificado (PSS) para contratação imediata e formação de cadastro de reserva de agentes e especialistas de proteção etnoambiental no Amazonas.
No estado, estão disponíveis 534 vagas distribuídas entre quatro Frentes de Proteção Etnoambiental (FPEs), são elas:
-
Yanomami e Ye’kuana (AM/RR): 209 vagas
-
Madeira‑Purus (AM): 124 vagas
-
Vale do Javari (AM): 201 vagas
-
Waimiri Atroari (AM/RR): 15 vagas
O objetivo dessas frentes é proteger povos indígenas isolados e de contato recente. As inscrições são gratuitas, exclusivamente presenciais, e ocorrem de 4 a 22 de agosto para as unidades no Amazonas.
Além do Amazonas, o certame também abrange os estados do Acre, Maranhão, Mato Grosso, Pará, Rondônia, Roraima e o Distrito Federal.
O edital reserva vagas para pessoas pretas, pardas, indígenas, quilombolas e pessoas com deficiência, promovendo diversidade e inclusão.
Os salários variam de R$ 1.853,00 (um mil oitocentos e cinquenta e três reais, a R$ 6.681,70 (seis mil seiscentos e oitenta e um reais e setenta centavos). Para mais detalhes sobre cargos, requisitos e cronograma, os interessados devem consultar o edital disponível no site da Funai.
Os profissionais contratados atuarão diretamente na proteção dos direitos e territórios de povos indígenas, em cumprimento a decisões judiciais — como as ADPFs 709 e 991 — e devem atuar na garantia de ações urgentes em áreas sensíveis da Amazônia.
A sede da Funai em Manaus fica na Av. Maceió, 224 – Nossa Sra. das Graças.