- (Foto: Divulgação)
Apesar da interdição para banho na Praia da Ponta Negra desde 17 de setembro, banhistas foram flagrados desrespeitando as regras nesta quarta-feira (25). A medida foi tomada após o Rio Negro atingir um nível inferior à cota mínima de segurança, fixada em 16 metros. Este ano, o rio registrou 12,11 metros, a menor marca em mais de 120 anos de medições.
A seca histórica não só resultou no fechamento da praia, mas também alterou o famoso cenário do Encontro das Águas. Na última terça-feira (24), o Porto de Manaus registrou o nível do Rio Negro em 17,09 metros, superando a cota de emergência. Apesar disso, a Praia da Ponta Negra continuará interditada durante a festa de Réveillon em Manaus, conforme anunciou o prefeito David Almeida.
Flagrantes e fiscalização na praia
Mesmo com placas de interdição e cercas delimitando o espaço proibido, banhistas foram flagrados no local, imagens registradas pela Rede Amazônica mostram a chegada de fiscais que orientaram os infratores a se retirarem. Além disso, algumas placas de sinalização foram vandalizadas, e partes da cerca de segurança foram danificadas.
A interdição é baseada em um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) firmado em 2013, que determina o fechamento da praia quando o nível do Rio Negro cai abaixo dos 16 metros. Segundo a Prefeitura de Manaus, a decisão visa prevenir acidentes e afogamentos, já que a área pode apresentar buracos, desníveis e bancos de areia.
Atividades permitidas e novas medidas
Embora o banho esteja proibido, a faixa de areia permanece aberta para atividades físicas e recreativas, e o calçadão e a estrutura do complexo turístico continuam funcionando normalmente.
A Prefeitura de Manaus informou que anunciará na quinta-feira (26) as medidas para a desinterdição da praia em um evento no anfiteatro do complexo Ponta Negra.
Comentários do Facebook