Após um apagão que atingiu diversos bairros de Manaus e municípios da região metropolitana, incluindo Iranduba e Manacapuru, 78% do fornecimento de energia já foi normalizado nesta sexta-feira (15), segundo a Amazonas Energia.
O desligamento ocorreu às 12h08 na linha de transmissão Lechuga-Manaus, que faz parte do Sistema Interligado Nacional (SIN). Às 12h55, o Operador Nacional do Sistema (ONS) autorizou a retomada gradativa da energia.
Entre os bairros afetados na capital estão Compensa, Lírio do Vale, Planalto, Aleixo, Adrianópolis, Flores e Alvorada. A concessionária afirmou que segue monitorando o sistema e mantém seus canais de atendimento à disposição.
Este é o quarto apagão registrado na região em 2025. O último ocorreu em 2 de abril, atingindo também Parintins, Itacoatiara, Presidente Figueiredo, Iranduba e Manacapuru, com a energia sendo gradualmente restabelecida a partir das 22h45.
Este não é o primeiro pagão em Manaus em 2025
Este é o quarto apagão registrado na região em 2025. O mais recente ocorreu no dia 2 de abril e afetou, além da capital amazonense, mais cinco cidades.
Parintins (a 369 km da capital), Itacoatiara (176 km), Presidente Figueiredo (117 km), Iranduba (27 km) e Manacapuru (68 km) foram os outros municípios afetados. Segundo a concessionária, a retomada do serviço voltou gradativamente a partir das 22h45.
Na época, em nota, a Amazonas Energia indicou que o apagão originou-se no “Sistema Interligado Nacional (SIN)”, rede que conecta as usinas geradoras de energia, linhas de transmissão e subestações em todo o Brasil.