O Complexo Viário Rei Pelé, localizado na Avenida Autaz Mirim, Zona Leste de Manaus, sofreu um novo ataque criminoso. Pela segunda vez em menos de uma semana, a rede de iluminação do espaço foi furtada, segundo informou a Prefeitura de Manaus na última quinta-feira (21).
Na semana passada, criminosos já haviam levado o gradil de proteção e parte da fiação que iluminava as áreas esportivas, como a pista de skate.
A Secretaria Municipal de Juventude, Esporte e Lazer (Semjel) confirmou que os furtos geraram grande prejuízo para o funcionamento da estrutura, deixando a pista de skate sem condições de uso durante o período noturno.
O local, que deveria ser um espaço de lazer seguro para a comunidade, acabou se transformando em alvo frequente de depredação desde a inauguração.
Prefeitura promete reforço na segurança
Após os furtos, a prefeitura informou que reforçou a vigilância no complexo com a instalação de câmeras de monitoramento em pontos estratégicos. As ferramentas serão acompanhadas em tempo real pelo novo núcleo operacional da Guarda Municipal.
Além disso, um ponto fixo da corporação passará a funcionar no Complexo Rei Pelé para evitar novas ocorrências.
A Secretaria Municipal de Segurança Pública e Defesa Social (Semseg) também anunciou que vai intensificar as fiscalizações contra a receptação de materiais furtados, como fios, cabos e sucatas.
De acordo com o órgão, a operação já aplicada no Centro da cidade será estendida para a Zona Leste em parceria com a Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminf) e outras secretarias.
Vale lembrar que o complexo já havia sido alvo de vandalismo e furtos ainda em junho, poucas horas após a inauguração.