Após anos fechadas ao trânsito, ruas históricas do Centro de Manaus serão reabertas para carros, viaturas e serviços de melhorias. A novidade, que marca uma das principais mudanças estruturais na área, foi anunciada na madrugada de quarta-feira (6).
A reabertura do tráfego se estende para as ruas Guilherme Moreira, Marcílio Dias, Doutor Moreira e Henrique Martins.
Quem anunciou a liberação foi o vice-prefeito e titular da Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminf), Renato Junior, durante uma vistoria técnica. O plano da prefeitura de Manaus ainda prevê uma revitalização da área.
A expectativa é que, nos próximos 90 dias, as ruas recebam pavimentação completa das ruas, recuperação da drenagem, meio-fio, canteiros centrais e troca da iluminação por LED mais potente.
Reabertura de ruas no Centro e impactos no comércio
A decisão de reabrir as ruas históricas do Centro de Manaus ao tráfego de veículos tem potencial para transformar a realidade do comércio local. Após anos de restrição, a medida atende a um pedido antigo de lojistas e camelôs, que apostam na retomada do fluxo.
Segundo o vice-prefeito, a volta do tráfego foi autorizada pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) e construída a partir do diálogo com sindicatos, associações e lideranças do comércio formal e informal.
Para garantir fluidez e evitar congestionamentos, o Instituto Municipal de Mobilidade Urbana (IMMU) prepara a implementação de um sistema binário de circulação. Com ele, motoristas terão rotas organizadas, enquanto pedestres mantêm sua segurança garantida.