O avanço de sinal vermelho e a parada sobre a faixa de pedestres passarão a ser multados em cinco pontos de Manaus, das 6h às 22h, por meio de radares eletrônicos. A medida foi definida pela Portaria nº 161/2025, publicada no Diário Oficial do Município na terça-feira (1º), mesmo dia em que 20 novos radares começaram a operar na cidade.
Segundo o Instituto Municipal de Mobilidade Urbana (IMMU), fora desse horário – ou seja, entre 22h01 e 5h59 – os radares continuarão funcionando apenas para monitoramento, sem gerar autuação por essas infrações específicas, devido ao menor fluxo de pedestres durante a madrugada.
Por outro lado, o IMMU destaca que infrações por excesso de velocidade continuarão sendo registradas 24 horas por dia, com aplicação de multa em qualquer horário.
Locais com fiscalização de avanço de sinal e faixa de pedestres:
-
Av. Codajás com Av. Marquês da Silveira, sentido oeste (Petrópolis);
-
Av. Codajás com Av. Marquês da Silveira, sentido leste (Petrópolis);
-
Av. Paraíba com Av. André Araújo (Adrianópolis), sentido norte;
-
Av. André Araújo (alça) com Av. Jornalista Umberto Calderaro Filho (Adrianópolis), sentido leste;
-
Av. Jornalista Umberto Calderaro Filho com Rua Belo Horizonte (Adrianópolis), sentido norte.
Ainda de acordo com o IMMU, mesmo durante o período noturno em que os radares não aplicam multa, agentes de trânsito podem autuar motoristas flagrados cometendo essas infrações nos pontos monitorados.
A nova medida faz parte do pacote de implantação de 20 novos radares fixos e lombadas eletrônicas na capital amazonense, com o objetivo de aumentar a segurança viária e proteger pedestres e condutores nos horários de maior circulação.
Confira o documento