Na manhã desta terça-feira (01), moradores do bairro Petrópolis, na zona Sul de Manaus, decidiram agir por conta própria e tapar um enorme buraco que estava colocando pedestres e motoristas em risco na rua Benjamin Constant. A ação ocorreu depois que a Prefeitura ignorou os vários pedidos feitos pela comunidade para que o problemas fosse solucionado antes que uma tragédia – como a que vitimou uma mulher grávida na avenida Djalma Batista – se repetisse na área.
A iniciativa partiu do médico veterinário e líder comunitário Sameq Santiago. Segundo ele, o problema já havia sido denunciado junto à Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminf), mas não houve resposta por parte da gestão do prefeito David Almeida.
“Se a Prefeitura não faz, o povo faz”, declarou Sameq, ao justificar a ação.
Com o apoio de outros moradores, Sameq organizou uma força-tarefa para tapar o buraco com cimento. O grupo também sinalizou o trecho e levou materiais necessários para a pequena obra emergencial.
A ação, embora simples, expõe a insatisfação da população com a demora na manutenção de vias públicas no Petrópolis e levanta um alerta para o risco de acidentes causados pela falta de infraestrutura urbana.
Vale lembrar que na semana passada o Radar esteve nessa mesma rua ouvindo os moradores. Na ocasião a revolta era grande e muitos motoristas por pouco não acabaram colidindo com outros veículos.